24.4.07

Sarcasmo vs. Ironia

Não é por nada, mas anda por aí muita gente a misturar estes dois conceitos. Ora, eu vou 'mixar' isto ainda mais!
Sem recorrer ao dicionário (dá imenso trabalho tirá-lo debaixo do móvel), vou tentar explicar as diferenças.
O sarcasmo surge de forma inteligente, subtil e discreta. Tem como objectivo humilhar ou dizer mal sobre um momento, alguma coisa ou alguém, sem que este se aperceba do sucedido. Caso isto não resulte...é porque a pessoa é estúpida e não tem piada.
Agora, a ironia...a bela da ironia...o humor de quem não tem humor. Eu vejo a ironia como a evolução das piadas infantis, daquelas mesmo que irritam, porque até há umas quantas que até são engraçadas...as que eu uso!!!! Como as pessoas não conseguem criar as suas próprias piadas e insultos, e nem copiar as dos outros, pensa-se que assim resolvem as coisas. Mas estão bem enganados. Porque se o fazem, são 'básicos'.
Resumindo, o sarcasmo e a ironia não têm grande utilidade, a não ser pela tentativa de uma pessoa mostrar que até pensa. Mas, por amor de deus...se querem mesmo mostrar que pensam, sejam boas pessoas e já não precisam de usar essas artimanhas tontas.
Eu simplesmente não as uso porque não me quero dar ao trabalho de pensar nisso...há sempre outros meios mais divertidos!

Cumprimentos...

1 comentário:

Inês Moreira Santos disse...

Grande Jonas!!!

Para quando nos presenteias com o lançamento de 1 dicionário??=P


*****